Powered by Spearhead Software Labs Joomla Facebook Like Button

Livraria Pedro Cardoso homenageia médico e escritor Dr. Santa Rita Vieira

 

 

A Livraria Pedro Cardoso homenageou hoje o escritor que escreveu a mais vasta e memorável obra na medicina do arquipélago e o médico preocupado com as questões sociais do país, o doutor Henrique Santa Rita Vieira.

 

Cidade da Praia, 25 Jul (Inforpress) 

 

Santa Rita Vieira, nome pelo qual era conhecido a nível nacional, é, segundo José Maria Semedo, em declarações à Inforpress, um “grande pesquisador” que fez muitos trabalhos sobre a cultura cabo-verdiana na dimensão médica.

 

“O seu livro sobre a história de medicina das ilhas de Cabo Verde desde o povoamento até a independência aborda muita dimensão a cultura, organização e saúde publica do país que retrata especificamente as doenças endémicas da ilha”, explicou.Segundo o conferencista, Santa Rita Vieira era um conhecedor da medicina tradicional de Cabo Verde saber que, explicou, lhe foi permitido pela sua passagem pelas ilhas do país e pelo trabalho que fazia na comissão endémica.

 

Para o bastonário da Ordem dos Médicos, Daniel Silves Ferreira, o médico Santa Rita Vieira que possuía o cartão número 1 como membro fundador da Ordem, era um “homem impar com sabedoria e conhecimentos sobre a medicina e a cultura do seu país”.“A homenagem é justa. Mesmo não estando ligada à medicina, mas sim à literatura é merecedora a pessoa que foi Santa Rita Vieira “, realçou.A filha, Maria Helena Santa Rita Vieira, que fez um recorrido ao passado para falar do pai, agradeceu a Livraria Pedro Cardoso pela “distinta homenagem”.

 

Já um dos responsáveis da Livraria Pedro Cardoso, que anunciou o lançamento em 2017 de algumas obras de Santa Rita Vieira, considerou que o médico e escritor foi merecedor do tributo.O médico e escritor Dr. Henrique Lubrano De Santa Rita Vieira (1912-2001) que escreveu a mais vasta e memorável obra na Medicina do arquipélago, fez os estudos em Medina em Lisboa, tendo concluído em 1931.

 

A sua carreira começou em Angola, com passagem por São Tome e depois Cabo Verde, (1946). No país trabalhou nas principais ilhas, primeiro delas, Sal (1946), São Vicente (1947), São Nicolau (1948), Praia (1951) consecutivamente nos primeiros anos. 

Foi professor de enfermagem, foi médico da Selecção Nacional de futebol e colaborava para a modalidade de Boxe. Santa Rita Vieira ainda foi médico no Campo da Concentração do Tarrafal, foi designado Chefe de Brigada de Luta Contra Paludismo, função que o fez conhecer todos os cutelos e ribeiras da ilha de Santiago e não só.

Ao longo da sua trajectória, Santa Rita Viera manteve manuscritos, que posteriormente foram compilados resultando na densa obra, “A História da Medicina em Cabo Verde” publicada em 1999 e “A Vila de Assomada”, editado pela Associação dos amigos do concelho de Santa Catarina (1993).

 

 

Imagem: Cerimónia de condecoração: Santa Rita Vieira recebe Medalha do Vulcão pelo Presidente António Mascarenhas Monteiro
 

 

Inforpress/Fim : http://inforpress.publ.cv/cultura/130566-livraria-pedro-cardoso-homenagem-o-medico-e-escritor-dr-santa-rita-vieira